Manifesto

MANIFESTO


Vivemos um período em que nos desenvolvemos rapidamente; essa velocidade na transformação trouxe benefícios enormes à sociedade, mas também alavancou e criou dificuldades típicas desse processo, como os graves problemas sociais e ambientais, que se tornaram mais evidentes e complexos. Encaramos um dramático dilema entre a real melhoria de vida das pessoas, com o aumento da riqueza e da expectativa de vida, e o trágico crescimento das injustiças sociais e da degradação ambiental.

Esses problemas não podem ser combatidos, exclusivamente, por meio de iniciativas públicas, que enfrentam, também, os seus próprios dilemas e limites. O potencial de impacto social é multiplicado mediante iniciativas privadas, que conseguem trazer agilidade, criatividade e inovação para essa luta. Uma saudável sinergia entre o Estado e o setor empresarial aparece como a solução mais efetiva para o enfrentamento desses graves problemas.

Esta visão moderna, de responsabilidades e soluções compartilhadas sobre os problemas sociais, fez surgir um novo tipo de empreendedor, mais sensível e consciente do seu papel social, e pressionou as empresas a também apresentarem resultados sociais, além dos econômicos. Assim, os Negócios de Impacto Social nascem dessa combinação de objetivos sociais e econômicos e vocacionados para a transformação social. Na esteira dessa visão, surgem também as Startups de Impacto Social, que entram nessa luta buscando soluções escaláveis e disruptivas.

Além das dificuldades comuns pelas quais todos os empreendedores passam, como a estruturação do negócio, elaboração de contratos e planejamento societário, os Negócios de Impacto Social enfrentam também as inseguranças de um mercado inovador ainda em formação, no qual é necessário atuar, muitas vezes, sem regras preexistentes ou no limite jurídico entre a atividade social e empresarial. Todos esses desafios são potencializados, principalmente, por um sistema legal e jurídico complexo e reconhecidamente hostil ao empreendedorismo, que regulamenta as atividades empresariais em seus diversos níveis. Esses pontos, muitas vezes ignorados pelos empreendedores, geram grandes riscos e muitas perdas para os Negócios de Impacto Social. Conceber estratégias jurídicas para o seu desenvolvimento e segurança é fundamental para que os Negócios de Impacto Social prosperem e, efetivamente, atinjam todo o seu potencial de transformação de maneira rentável e equilibrada.

A falta de planejamento jurídico, que trace estratégias que mapeiem e reduzam riscos, antecipe oportunidades e traga proteção, e de conhecimento técnico especializado, para combater abusos e injustiças, representam a maior ameaça para os Negócios de Impacto Social. Afinal, infelizmente, quando um negócio com potencial de impactar positivamente a sociedade não prospera, todos perdem.

Especializado e pioneiro em Negócios de Impacto Social, o Escritório Nikolay Bispo nasce com a missão de ajudá-los a se estruturar, planejar e proteger juridicamente, defendendo os seus direitos e garantias fundamentais, além de lutar por uma sociedade com mais justiça, equidade e generosidade.

Agregando confiança, paixão e segurança, o sócio-fundador do escritório, Nikolay Bispo, aporta conhecimentos multidisciplinares de Direito, Regulação, Negócios e Inovação, e uma intensa experiência na advocacia, universidade, pesquisa científica, gestão e projetos socioambientais.

Por meio de um atendimento personalizado e humanizado e uma atuação engajada e qualificada, o Escritório Nikolay Bispo oferece soluções jurídicas estratégicas e especializadas para a estruturação, planejamento e proteção de Negócios de Impacto Social, para que esses possam prosperar enquanto se dedicam, de forma segura e sustentável, às suas importantes missões de transformação social.